FreeBSD, como ele está nos dias de hoje?
FreeBSD é um sistema operacional do tipo Unix tendo seu código aberto ao público. Ele é mantido desde 1993 pela comunidade de código aberto. Sua aplicação pode ser usada em servidores web, estações de trabalho, embarcados e para algumas pessoas, uso em desktop como Daily Driver (Sistemas operacionais que usamos no dia a dia).
Se pensarmos bem, a maior parcela de usuários de computador usam Windows, a segunda maior usa Mac-OS, a terceira usa distribuições Linux segundo a W3S (https://www.w3schools.com/browsers/browsers_os.asp).
Isso em visão global. Então o freeBSD parece não ter espaço para respirar no mundo desktop e por mais que isso seja verdade, essa estatística só vale para usuários de pc domésticos. Empresas como Apple, Yahoo, Netflix, Sony ... dentre outras. Adotaram o freeBSD como molde para seus sistemas operacionais e como servidor.
No caso, a Apple teve o FreeBSD e o NextStep para montarem o kernel Darwin, este que equipa os MacOS desde a versão X.
A Sony tomou um rumo diferente, ela usava o FreeBSD como molde para montar o sistema operacional que compõem seus PlayStation desde a versão 3.
A Yahoo esteve contribuindo com o projeto FreeBSD por alguns anos, mas não se sabe ao certo se eles veem utilizando o FreeBSD como servidor, ou somente usa e porta algumas aplicações do FreeBSD para o Linux.
A Netflix criou uma cdn parece streaming de conteúdo chamada OpenConnect. que utiliza a versão current do freeBSD.
Serviços NAS em sua maioria utiliza o FreeNAS que é montado em uma base FreeBSD por diversos motivos:
- Licença Aberta: Diferente da GPL que é uma (licença Libre viral), a licença BSD é permissiva o suficiente para livrar os programadores que mantêm segredos comerciais de fortes dores de cabeça.
- Forte comunicação TCP/IP: O FreeBSD constantemente melhora seus protocolos a ponto de manter escalibidade e desempenho em um nível muito prático para servidores.
- Suporte ao OpenZFS: Este deve ser o sistema de arquivos mais reconhecido e amado em servidores e ao mesmo tempo, o mais controverso da comunidade de software livre. Muitos afirmam que o openZFS não possui compatibilidade com GPL então muitas distribuições, mesmo as focadas em servidores recusam - se abertamente em utiliza - lo, os BSD não possuem esse problema pois a licença BSD não restringe uma aplicação de ser utilizada independente do motivo.
Algumas pessoas atualmente produzem conteúdos para o FreeBSD, embora a maioria sejam de outros países valem a pena acompanhar:
1. TerminalRoot -> O blog TerminalRoot junto com seu canal TerminalRoot sediado pelo Marcos Oliveira foca em Linux/Desenvolvimento e outros assuntos envolto dessa pauta.
Interessante.
ResponderExcluirMas honestamente, eu prefiro usar Linux. Não sei se o desenvolvimento organizado dele compensa ter que reaprender a CLI de novo.
A CLI do FreeBSD é basicamente a mesma do Linux, a unica coisa que muda é a organização de diretórios por exemplo a configuração do Sudoers ao invês de ficar em /etc/sudoers fica em /usr/local/etc/sudoers.
Excluir