O que um Power User pode fazer no Windows
Para quem me conhece sabe que sou muito fã de sistemas Unix Like que funcionam com orientação a arquivos, o Windows funciona diferente sendo orientado através de objetos e isso acaba ocultando ou pelo menos tornando desconhecido a maior parte do poder total de um sistema windows.
Para escrever este artigo, estou reinstalando uma versão de windows 10 (poderia ser o windows 11, mas a Microsoft tem manias de deixar código velho misturado em código novo afim de manter compatibilidade ... mas acaba tornando o windows um lixão. Vide SystemWow64/System32, vide Interfaces do windows XP, windows 95, windows vista misturada na nova interface do windows 10 e 11).
Começamos falando que a instalação do windows 10 puxa interface do windows 7 ou mostrando ser bem antiga e em segundo, o windows 10 pesa muito eu estava utilizando 40gb no espaço do meu ssd nvme em que mantenho meu pop-os instalado, o que não é muita coisa em relação ao meu gasto normal, mas ao instalar o windows 10 para este post, o gasto aumentou para 62,8 gb ou seja subiu 22,8 gb uma instalação do windows de começo.
Basicamente o dobro de uma recente instalação do Pop!OS
Quando falamos de utilizar o sistema como power user, queremos dizer que a pessoa tem domínio sobre o sistema em si, ou seja, ela é capaz de utilizar um sistema ao seu máximo
Ao desligar o recém instalado Windows 10, comecei a pensar em coisas que Power Users podem fazer no Windows e a primeira foi ... gerenciar scripts no windows de forma quase similar ao Linux. Os Unix-like possuem uma ferramenta chamada cron para agendar a execução de scripts, e o windows tem o scheduler (agendador de tarefas) um pouco feio por ter uma interface dos antigos windows mas muito poderoso.
Temos capacidade de ativar snapshots baradas do NTFS, criar HD's virtuais usando VHD dentro do disk manager do Windows.
E ainda podemos fazer muito mais, podemos linkar o VHD ao WSL como se estivéssemos montando um drive de verdade no linux.
Enquanto eu escrevo esse artigo, tenho uma incrível vontade de retornar ao windows, quem sabe mais futuramente. Infelizmente minhas médias na faculdade não são a melhor coisa, então vou apostar comigo mesmo para reinstalar o windows apenas se eu conseguir passar de ano.
[Me desejem sorte]
A quantidade de customizações de um Windows em seu kernel NT e bem grande apesar de ser menor que a quantidade de customizações de um MacOS, BSD, Linux, ... ou qualquer outro unix-like (verifiquem o reddit r/unixporn para entender o que digo) .
Ainda sim temos coisas o suficiente pra customizar numa clean install do windows 10/11. Começando com o uso de debloater, que é um software/script criado para desabilitar funções inúteis ou desnecessárias do windows, (como sua telemetria, cortana e alguns extras).
E precisamos substituir as opções de energia (suspender por hibernar) ... quando se usa notebooks, ou mesmo quando usamos desktops as vezes queremos desligar ele completamente da energia mas o suspender salva a sessão na memória RAM que significa que quando desconectamos da energia no momento em que o chip da RAM esfria, os dados da sessão são apagados e o próximo boot seria limpo.
A função hibernar funciona diferente ao invés de salvar a sessão na RAM, hibernar funciona salvando a sessão mas, diferente do suspender. Ele salva a sessão no disco e isso permite que a sessão continue mesmo quando o computador é descarregado ou desligado da tomada.
Um Power User de windows conseguiria utilizar powershell para fazer scripts, e utilizar o agendador de tarefas para executa - lo, criando rotinas e subrotinas para automatizar seu sistema.
O kernel NT também possui uma linha de comando, não tão poderosa quando as do linux mas, interessantes em seu próprio meio powershell e batch são linguagens usadas para interagir com o windows.
Apesar de também ser possível usar visual-basic.
E o Windows também possui customizações gráficas como o projeto SAO UI, e os vídeos de customização da Interface do Windows
Canais como:
1. Canal Winchester
2. Tech Riffle
3. Blackburn in Tech
explicam bem o que um usuário avançado de windows consegue fazer apesar de não mostrarem o máximo que o sistema pode fazer, no quesito uso e modificação do sistema.
Comentários
Postar um comentário