A distribuição Hyperbola Gnu/Linux-Libre deixará de ser GNU/Linux-Libre e se tornará HyperbolaBSD
A distribuição FOSS Hyperbola Gnu/Linux Libre está trabalhando em uma mudança que o deixaria abandonar o gnu/linux para usar o kernel do openBSD tornando assim a distribuição em hyperbolaBSD.
Segundo os desenvolvedores do projeto usar o kernel linux vem se tornando cada vez mais dificil já que os desenvolvedores do kernel tem menos preocupações com segurança a partir daí os desenvolvedores do hyperbola começaram a pensar em substituir o kernel linux, enquanto continuam sendo "libre".
Isso poderia significar muita coisa mas podemos prever que ou o kernel GNU/Hurd vai ter atualizações significativas e se tornar verdadeiramente Unix e não apenas um clone de Unix como linux,
ou podemos ter um verdadeiro kernel Unix Foss e não apenas OpenSource como o kernel dos sistemas BSD.
Uma das coisas que eu posso apostar é que o HyperbolaBSD vai ter menos código proprietário dentro de sua infraestrutura já que não existe uma forma de rodar binários linux no BSD de forma facil para rodar nativamente, e do ponto de vista dos desenvolvedores do hyperbola eles estão blindados contra o uso de snaps, flatpak e appimages como forma ativa de usar software proprietários no sistema.
Esse é um grande passo para os simpatizantes do FOSS pois a partir deste momento, o mundo FOSS não estamos mais dependentes do kernel Linux, e aguardando o kernel que continua em infinito desenvolvimento "Hurd". Atualmente o kernel modificado do OpenBSD vem tendo seus códigos proprietários sendo completamente substituidos por código libre e podemos aguardar uma mudança de licença da forma mais liberal BSD para uma licença mais restritiva GPL.
Para melhor contextualização deste acontecimento o site livreaberto.com fez uma entrevista com o cofundador do hyperbola Gnu/linux-libre sobre os motivos que o levaram a escolher o OpenBSD como base deste novo kernel.
https://livreeaberto.com/hyperbola-linux-bsd
Dentre este artigo inteiro, vou ressaltar alguns pontos interessantes de comentar sobre os motivos da migração:
1. O kernel Linux está incluindo uma politica de adaptação de recursos DRM como HDCP, e enquanto há opção de desativar opcionalmente no momento da compilação não se tem ideia de até quando vai ser opcional
Para quem não sabe, DRM ou Digital Rights Management consiste em restringir a difusão por cópia de contéudos digitais, ao mesmo tempo que asseguram e administram os direitos autorais e suas marcas registradas.
2. Outro motivo para migração é que o kernel Linux não está mais recebendo o endurecimento que deveria
Contextualizando, a GrSecurity parou de oferecer patches necessários ao Linux e o hyperbola dependia disso para a segurança do sistema. E embora ainda pudessem usar patches a assinatura seria muito cara e possivelmente seria encerrada caso decidissem tornar - los publicos.
Isso ofende os principios da FSDG ou Diretrizes para Distribuições de Sistemas Operacionais Livres
3. O interesse de permitir módulos em Rust é um problema para o hyperbola devido a restrições de marca registrada Rust que impedem de aplicar patches na distribuição sem permissão expressa.
Comentários
Postar um comentário