Vou criar meu próprio Kernel, com suas próprias ferramentas

 Olá a todos, tenho dado um tempo deste blog devido a alguns "assuntos pessoais" tenho dado um tempo deste blog mas, por alguma ironia do destino, consegui voltar a ter inspirações para voltar.

Pra quem não sabe, este é meu segundo ano na faculdade e sim, estou no 4º Período (na minha faculdade, os períodos são divididos em semestre mas devido a pandemia, tive recuperar três semestres em 1 ano 😢), minha escolha de curso foi Ciências da Computação. E como eu já passei pela matéria de Ialg e agora estou passando pela Estrutura de Dados ("Sim, ter que priorizar matérias é um c#") eu decidi que vou tentar criar um kernel de 32 bits, na verdade a ideia é ser um conjunto de ferramentas. Ainda sendo uma ideia abstrata (apesar de eu já ter construído um kernel pouca bosta) [https://codeberg.org/KitsuneSemCalda/fox_kernel], a ideia é ter um kernel verdadeiramente unix-like com licença mais permissiva que o Linux, junto com alguns recursos para melhorar a virtualização de sistemas novos e antigos e outros paranaues abstratos.

E se no futuro der certo passar a ser um kernel 64 bits pronto para ser usado em máquinas reais.

Além disso pretendo construir minhas próprias ferramentas gpl-free, para ser utilizadas junto com o kernel, além de um servidor gráfico mais otimizado que o Wayland e o X11 além de global. 

E finalmente um Desktop Enviroment simples pegando algumas ideias do (xfce, lxde, lumina e mate). Utilizando alguns atalhos de teclas similares ao windows por padrão mas, podendo ser modificado com a situação.

Além disso, esse é um projeto de longo prazo, não pretendo começar ele imediatamente, por enquanto eu só estou abstraindo as ideias do que o projeto pode ter para ter um ponto de partida mais especificado provavelmente eu vá criar um trello sobre o projeto e ir compartilhando algumas ideias principais do que eu pretendo fazer futuramente aqui.  

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Kernel XNU vs Kernel Linux. Quais as diferenças

Leia revistas antigas que existiam no Brasil

A distribuição Hyperbola Gnu/Linux-Libre deixará de ser GNU/Linux-Libre e se tornará HyperbolaBSD